Verificação de idade
Tem idade legal para consumir bebidas alcoólicas?
A Encostas do Mouro está localizada na sub-região de Monção e Melgaço da Região dos Vinhos Verdes, mais concretamente na freguesia de Podame, próxima do limite do concelho de Monção com o de Melgaço. A adega e as vinhas da empresa estão localizadas na vertente nascente do Rio Mouro, afluente do Rio Minho, que nasce na freguesia de Lamas de Mouro, em Melgaço, e desagua no Rio Minho em Ceivães. Este curso de água marca de forma indelével o território, estruturando o chamado “Vale do Mouro”.
A sub-região de Monção e Melgaço é caracterizada, sobretudo, por solos graníticos pouco profundos. Muitos dos solos atualmente ocupados por vinhedos eram, há poucos anos, áreas florestais (como é o caso das parcelas de vinha da empresa) pobres em matéria orgânica e com fraca capacidade para a retenção de água.
A região tem um relevo acentuado estando rodeada de montanhas e que fazem, a poente, a proteção dos ventos atlânticos e a norte, nascente e sul uma bacia hidrográfica com um microclima característico que pode ser classificdo como um clima temperado atlântico. Estes conjuntos montanhosos condicionam a precipitação, a humidade e a temperatura do ar, fatores que diferenciam esta sub-região. Assim, os invernos são frios e chuvosos e os verões quentes e secos. Os diversos cursos de água que serpenteiam pela região ajudam a modelar as ampltudes térmicas favorecendo a produção de vinhos frescos e aromáticos como é um bom exemplo disso o vinho Alvarinho, ex-libris da sub-região de Monção e Melgaço.
Todas as vinhas donde provêm as uvas vinificadas na adega provêm de parcelas localizadas a uma altitude compreendida entre os 60 e os 140 metros. Apesar da proximidade das vinhas com o Rio Mouro são raras as situações de neblina ou nevoeiro que as afetam.
Nas vinhas próprias, a empresa apenas tem plantado uvas da casta Alvarinho (a casta ex- líbris da sub-região cuja área plantada em Monção e Melgaço representa 74,3% e 90,4%, respetivamente do total de área plantada com vinha1), sendo, também, esta a única casta de uvas brancas que vinifica; adquire a pequenos produtores locais (de Podame e Merufe) as uvas tintas que vinifica.